Este fermento consegui através do blog COME-SE, ótimo blog, recomendo.
O fermento é natural e demora cerca de 4 ou 5 dias para ficar pronto.
1º dia:
Sempre fasso o processo a noite, que é quando tenho tempo. Em uma vasilha plástica mais alta adicione 6 colheres de farinha de trigo, 1 colher de açúcar e 1 vidrinho de yakult, devemos misturar com uma colher plástica, nunca de metal (não me pergunte por que) esta mistura deverá ficar com uma consistência de massa de bolo.
Deixar essa mistura por 2 dias parada em cima da geladeira ou um local mais quente.
3º dia:
Você começará a ver a fermentação e tem um cheiro adocicado.
Acrescenter as mesmas coisas do primeiro dia, 6 colheres de farinha de trigo, 1 colher de açúcar e 1 vidrinho de yakult.
4º dia:
O fermento está surgindo... acrescente neste dia 01 colher de farinha de trigo e caso não fique com consistência de massa de bolo coloque um pouquinho de água.
5º dia:
Nesta noite adicione ao fermento um vidro de yakult, 01 colher de açúcar e 3 colheres de farinha de trigo. Guarde o fermento para na manhã seguinte fazermos os pães.
6º dia:
Esta figura peguei na internet de exemplo como deverá estar o fermento .
Caso não tenha crescido, colocar mais um pouco de farinha e açúcar e deixar fermentar até crescer bem.
Então já podermos utilizá-lo. A proporção seria 50% da quantidade de farinha utilizada, 500 gramas de farinha seria 250 grs de fermento natural.
No próximo post colocarei a receita de pão integral.
Observação: Devemos sempre produzir uma quantidade de fermento para que sobre após a utilização na fabricação do pão, pois este deverá ser guardado para produzir o próximo pão.
Caso seja como eu, que faço pães aos fins de semana, guarde-o na geladeira e o retire um dia antes de produzir... e o alimente.
3 comentários:
olá...
estou fazendo o fermento natural e fiquei com uma dúvida, quando for fazer o pão, o restante do fermento eu alimento para o proximo pão, mas qual é a quantidade/proporção do que tenho que guardar e o que tenho que acrescentar para que meu fermento fique bom?
posso guardá-lo na geladeira por quantos dias e de quanto em quanto tempo tenho que alimentá-lo?
a cada alimentação, tenho que retirar parte dele? nesse caso a quantidade só aumenta, é iso mesmo?
aguardo retorno
att
Valéria
Você obteve resposta às suas duvidas? Também gostaria de saber esses detalhes.
Não sou nenhum "expert" nisso, mas pela minha pequena prática é que não tem bem uma quantidade mínima absoluta necessária para guardar, qualquer resto já terá os organismos e eles proliferarão conforma alimentar com mais farinha e água. O problema é só que quanto menos você guarda, mais tempo leva para cultivar mais dessa mistura. Ainda que possa também em algum grau acelerar com água morna, farinha e açúcar para usar toda na mistura do pão, no mesmo dia ("poolish," "biga," "pré-fermento").
É muito difícil "matar" o fermento na geladeira, pode ficar praticamente indefinidamente lá, "alimentando" a cada quatro ou cinco dias, mas não é como se fosse morrer tudo se esquecer. O quanto você alimenta depende também de quanto você usa, quem tem uma padaria vai colocar talvez até um quilo de farinha num barril de fermento, mas para fazer 1kg de pão de vez em quando eu coloco umas duas colheres de farinha e uma de água.
Se você tiver espaço teoricamente pode guardar tudo, mas ninguém tem, então o ideal é só alimentar mais ou menos na mesma medida que usa, para não jogar fora. Mas pode fazer umas receitas aleatórias com esse fermento, bater com um ovo e fazer um tipo de omelete ou pão sírio, etc.
Postar um comentário